4 de fevereiro de 2010

Moda OUTONO/INVERNO


Bom, os desfiles outono/inverno estão acontecendo agora e eu, mesmo que só pela internet, não pude ficar de fora.
O tema e o line-up deste ano no SPFW(de 17 a 22 de janeiro) foi linguagens, sobre a importância da comunicação.
Como sempre estão em alta em todo inverno, as botas estão dentro do deste ano, mas na sua versão ankle( que cobrem somente o calcanhar). Eu, particularmente acho linda esse tipo de bota.
As apostas deste ano , para o Brasil, é de um inverno mais quente, com roupas mais curtas.
Eu procurei resumos de alguns desfiles das semanas de moda de São Paulo e do Rio de Janeiro.
Em São Paulo foram apresentadas grifes como Triton, Cavalera, Osklen, Colcci, Maria Bonita, Alexandre Herchcovitch, 2nd Floor, Neon, Carlota Joakina


Inverno 2010


Carlota Joakina
Simples, fácil, e com boa informação de moda, Camila parece recolocar a Carlota Joakina no eixo. Ao apresentar peças prontas para vida real, a estilista abre o leque de consumidores, extrapolando aquele seleto nicho para o qual se destinou, quase que exclusivamente, nas temporadas anteriores. Com apresentação bem correta, ela só desliza nos últimos vestidos salmão com formas um tanto quanto mal resolvidas – e na presença escrachada do carro-patrocinador na boca de cena, assim mesmo, sem conexão alguma com o restante da coleção.





























NEON
Para a Neon, um dia é da caça, outro do caçador. Em dois momentos se divide o desfile, numa coleção que vem mais “polished”, numa elegância mais adulta, quase hollywoodiana em seu glamour de silhueta retrô, sobre itens clássicos como a saia lápis, as pantalonas, a chemise, o tweed de lã e o pied-de-poule.























2nd Floor
Item essencial do guarda-roupa britânico,  o trench é a peça-chave da coleção. Da sua versão tradicional, sobreposto ao legging de malha cinza e camisa com micro estampas da cabeça do detetive mais famoso de literatura, o casaco vai aos poucos sendo desconstruído. Ganha versão mais curta, vira vestido, pelerine, blusas, camisa, até resultar apenas na sobreposição de painéis geométricos como na ótima sequência de vestidos que encerra o desfile.






























































Triton
No próximo inverno a Triton convida suas clientes para tomar um chá (de cogumelos) com Alicia (Kuzcman) no País das Gothic Lolitas. Inspirada no bairro de Harajuku, em Shibuya – epicentro dos excessos de moda no Japão –, Karen Fuke mira um alvo distante e abre fogo de todas as maneiras possíveis e imagináveis: são tantas texturas, sobreposições, tecidos e silhuetas que a própria estilista confessa em tom de desabafo: "Tem coisas artesanais, estampas, jeans marmorizados, telas, paetês double-face, com tela e com ráfia, sarja, malha, jacquard, tricô. Tem tudo".





























































Maria Bonita
Quando a Maria Bontia anunciou que seu inverno 2010 seria inspirado em Lina Bo Bardi, já era sabido que a combinação daria certo. A grife sob comando de Danielle Jensen mantém uma íntima relação com o trabalho e pensamentos modernos da arquiteta conhecida por suas obras de desenhos arrojados, com concreto e fiações aparentes. A paixão pela arquitetura, pelas formas puras que de tão simples chegam a ser brutas, é apenas o começo. Com construção minimalista, conferem a cada peça uma sofisticação nata, difícil de ser explicada.

























































Cavalera
Tendo em Igor Cavalera um de seus sócios-fundadores, a Cavalera reassume sua vocação rock’n’roll. E acerta muito da locação (a Galeria do Rock) à trilha sonora ao vivo do próprio Igor, passando, naturalmente, por uma coleção honesta com seus consumidores e com sua essência. Não é pouco, não, numa temporada em que muita gente tem se maquiado de outras cores, usando a moda para fingir ser algo que não é. 
































































Alexandre Herchovitch
Entre as referências estão filmes do cultuado cineasta Sergei Paradjanov, russo de origem armênia perseguido por seus filmes pouco convencionais que não se encaixavam no Realismo Socialista. Paradjanov trata cada plano como um quadro, e os carrega de objetos de cena com peculiares simbologias.
O foco da coleção fica nas texturas, como por exemplo tecidos lisos como cetim e seda, que ganham tratamento matelassado _no caso, os deliciosos xadrezes com pegada punk e no padrão em laranja e azul.




























































Colcci

Olhar atento para o que jovens estão usando nas ruas do Brasil e antena ligada nas principais vontades do momento são requisitos básicos. O resto é só um exercício de adaptação. Os tricôs de pontos largos, aspecto rústico e formas super confortáveis que começam a despontar como forte tendência do verão 2010 internacional, já aparecem aqui nas formas de maxi pulls, ou pulôveres de modelagens amplas. O militarismo aparece forte no uso de verdes e detalhes nas boas jaquetas jeans, que trazem trabalhos interessantes de volumes nas golas e mangas. E o sexy vem traduzido nos jeans skinny com lavagens detonadas e nos comprimentos mini. 



























Sem contar ainda o desfile da Chanel, que estava super elegante, mas não aconteceu em São Paulo, mas, quem sabe um dia, não temos a oportunidade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário